quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TIPO DE ENERGIA RENOVAVEL - ENERGIA SOLAR

ENERGIA SOLAR


A energia solar é uma energia garantida durante os próximos 6.000 milhões de anos. Toda a vida na Terra depende da energia do Sol; ela é a fonte de energia para a fotossíntese e para a ocorrência de chuvas através da evaporação da água na superfície terrestre.

Embora, a Energia Solar, seja a maior fonte de energia recebida pela Terra, a sua intensidade na superfície terrestre é baixa devido à elevada distância entre a Terra e o Sol e ao fato da atmosfera absorver e emitir parte da radiação.

Para aproveitar a radiação que nos é fornecida utilizamos os coletores solares térmicos que absorvem a radiação solar aquecendo a água que circula nos tubos, e os painéis fotovoltaicos que por serem constituídos por células solares absorvem a radiação solar excitando os fotões que se movimentam formando assim uma corrente elétrica.





Há dois componentes na radiação solar: radiação directa e radiação difusa. A radiação direta é a que vem diretamente do sol, sem reflexões ou refrações intermediárias. A difusa, é emitida pelo céu durante o dia, graças aos muitos fenómenos de reflexão e refração da atmosfera solar, nas nuvens, e os restantes elementos do atmosférico e terrestre. A radiação refletida direta pode ser concentrada e de utilização, embora não seja possível concentrar dispersa a luz que vem de todas as direções. No entanto, tanto a radiação direta quanto a radiação difusa são utilizáveis.




A utilização estes aparelhos não produz lixo nem polui o ambiente, no entanto para que a corrente seja suficiente para satisfazer a necessidade humana são necessários muitos metros quadrados destes aparelhos. Eles são eficazes mas não conseguem acompanhar o ritmo do consumo humano.

  •  Vantagens:
A luz solar é um recurso natural renovável e não poluente.
Permite a geração de energia, no mesmo local de consumo, através da integração da arquitetura.
 
  •  Desvantagens:
 
Limitado às áreas do globo que recebem bastante radiação solar;
Requer materiais especiais para que os painéis e colectores não afectem o meio ambiente;
 
 
          http://www.notapositiva.com

Um comentário: