quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TIPO DE ENERGIA RENOVAVEL - ENERGIA EÓLICA

ENERGIA EÓLICA



Os moinhos de ventos são velhos conhecidos nossos, e usam a energia dos ventos, isto é, eólica, não para gerar eletricidade, mas para realizar trabalho, como bombear água e moer grãos. Na Pérsia, no século V, já eram utilizados moinhos de vento para bombear água para irrigação.



A energia eólica é a energia gerada pelo vento. Utilizada há anos sob a forma de moinhos de vento, pode ser canalizada pelas modernas turbinas eólicas ou pelo tradicional cata-vento. Os especialistas explicam que no Brasil há ventos favoráveis para a ampliação dos instrumentos eólicos.
A instalação de turbinas eólicas tem interesse em locais em que a velocidade média anual dos ventos seja superior a 3,6 m/s.




Uma outra restrição presente no aproveitamento da energia eólica é a questão do espaço físico, uma vez que tanto as turbinas quanto os cata-ventos são instalações mecânicas grandes e ocupam áreas extensas. Todavia, seu impacto ambiental é mínimo, tanto em termos de ruído quanto no ecossistema.

Existem atualmente, mais de 20.000 turbinas eólicas de grande porte em operação no mundo (principalmente no Estados Unidos). Na Europa, espera-se gerar 10 % da energia elétrica a partir da eólica, até o ano de 2030.



O Brasil produz e exporta equipamentos para usinas eólicas, mas elas ainda são pouco usadas. Aqui se destacam as Usinas do Camelinho (1MW, em MG), de Mucuripe (1,2MW) e da Prainha (10MW) no Ceará, e a de Fernando de Noronha em Pernambuco.


  • Vantagens:
- É inesgotável;
- Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
- Diminui a emissão de gases de efeito estufa;
- Reduz a elevada dependência energética do exterior;
É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade
com as fontes de energia tradicionais;
Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a
agricultura e a criação de gado;
Criação de empregos;
Geração de investimento em zonas desfavorecidas.
  • Desvantagens:
 - Pode ser ultrapassado com as pilhas de combustível (H2) ou com a técnica da bombagem hidroelétrica;
- A instalação dos parques eólicos gera uma grande modificação da paisagem, provocando um impacto visual considerável, principalmente para os moradores em redor;     
- Impacto sobre as aves do local: principalmente pelo choque destas nas pás;
Impacto sonoro; as habitações mais próximas deverão estar, no mínimo a 200m de distância;








Nenhum comentário:

Postar um comentário